quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine Politeama

Cine Politeama, funcionava na Av. República, onde mais tarde iria funcional o Cine Santa Cecília, no Parque Moscoso, Centro, Vitória. Inaugurado em 21 de outubro de 1926.

O Cine Politeama funcionava na  avenida  República,  no  Parque Moscoso,  num barracão de zinco localizado onde mais tarde funcionou o Cine Santa Cecília. Vitória. 1935. Acervo José Tatagiba.

Histórico: O Politeama foi inaugurado em 21 de outubro de 1926, na Avenida República, num barracão de zinco localizado no Parque Moscoso e era dividido em duas partes: o ingresso da geral que custava seiscentos réis e a cadeira que custava mil e duzentos réis. Antigos frequentadores afirmam que os meninos vibravam com os seriados e os filmes de faroestes. As sessões de domingo eram especialmente voltadas para as crianças. E às segundas-feiras, o cinema era tomado por soldados e empregadas domésticas, já que o quartel ficava próximo do local.
O Politeama possuía algumas características peculiares, no verão (o telhado era de zinco) fazia um calor insuportável, o público enfrentava uma verdadeira sauna. A projeção naquela época era bastante falha e muitas vezes a fita se partia no meio da sessão gerando uma grande algazarra entre a criançada. Quando chovia o barulho batendo no telhado de zinco atrapalhava a sonoridade da exibição do filme. Antigos espectadores relatam também que se alguém se levantasse para ir ao banheiro, quando voltava não mais encontrava seu lugar vazio. 
A sessão “colosso” era a alegria da cidade, era freqüentada por estudantes, operários e empregadas domésticas. A fila para comprar o ingresso se alongava por toda a avenida, “Uma sirene estridente instalada na entrada do cinema gerava uma grande vibração em toda a redondeza”.

Decoração festiva no 4º centenário do povoamento do solo espírito-santense, na Avenida República, Centro, Vitória. A direita o barracão do antigo Cine Politeama, em 1935, que mais tarde daria lugar ao Cine Santa Cecília. Vitória. 1935. Acervo Biblioteca Central da UFES - Coleções Especiais.

Anúncio da programação do Cine Politeama. 1930. Fonte: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo  / Jornal A Gazeta.

3 comentários:

  1. Meu avô, Cleto José Pereira Firme, morador no nº 109 da Rua Francisco Araújo, aos domingos levava as crianças na Sessão Colosso com grande satisfação para todos, nos anos 20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado colaborador, você aceitaria contribuir com um depoimento para o projeto visando registrarmos essa memória? Em caso positivo entre em contato pelo malverdes@gmail.com.

      Excluir
    2. Morava em Santo Antonio nos anos40/50. lembro q aos domingos religiosamente pegava o bonde, indo até a praça em frente o quartel da policia militar (hoje sesi) até ai paga meia passagem, para assistir as matines com os filmes faroestes de Buck Jones e outros e os seriados do zorro e tonto e durango kid, alem das paredes e o telhado serem de zinco as arquibancadas eram iguais as de circo de tabuas, boas lembranças........

      Excluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?