BIBLIOGRAFIA DO CINEMA BRASILEIRO
por Arthur Autran
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2. Período Silencioso
ARAÚJO, Vicente de Paula. A bela época do cinema brasileiro. São Paulo, Perspectiva, 1976. __________. Salões, circos e cinemas de São Paulo. São Paulo, Perspectiva, 1981. BARRO, Máximo. A primeira sessão de cinema em São Paulo. São Paulo, Tanz do Brasil, 1996. COSTA, Luiz Cláudio da. No paiz das Amazonas: a glória da imagem realizada. In: Estudos de cinema: SOCINE II e III. São Paulo, Annablume, 2000. p. 261-270. GALVÃO, Maria Rita. Crônica do cinema paulistano. São Paulo, Ática, 1975. GOMES, Paulo Emílio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo, Perspectiva / Ed. Universidade de São Paulo, 1974. MELLO, Saulo Pereira de. Limite. Rio de Janeiro, Rocco, 1996. __________. Notas para a história de Limite. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 out. 1988. NORONHA, Jurandyr. No tempo da manivela. Rio de Janeiro, Ebal / Kinart / Embrafilme, 1987. PESSOA, Ana. Carmen Santos: sob a luz das estrelas. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 27, jan. fev. 2001. PESSOA, Ana. Carmen Santos: o cinema dos anos 20. Rio de Janeiro, Aeroplano, 2002. SOUZA, José Inácio de Melo. As imperfeições do crime da mala: "cine-gêneros" e reencenações no cinema dos primórdios. Revista da USP, São Paulo, n. 45, mar. abr. maio 2000. __________. Figueiredo Pimentel e a chegada do cinema ao Rio de Janeiro ou como ser civilizado nos trópicos. Revista da USP, São Paulo, n. 54, jun. jul. ago. 2002.
3. Chanchada
AUGUSTO, Sérgio. Esse mundo é um pandeiro. São Paulo, Companhia das Letras / Cinemateca Brasileira, 1989. BASTOS, Mônica Rugai. Tristezas não pagam dívidas - Cinema e política nos anos da Atlântida. São Paulo, Olho d'Água, 2001. CATANI, Afrânio Mendes e SOUZA, José Inácio de Melo. A chanchada no cinema brasileiro. São Paulo, Brasiliense, 1983. DIAS, Rosângela de Oliveira. Chanchada - Cinema e imaginário das classes populares na década de 50. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1993.
4. Vera Cruz, Maristela,
Multifilmes, Kino Filmes e Cinema Independente
BERRIEL, Carlos Eduardo Ornelas (Org.). Carlos Ortiz e o cinema brasileiro na década de 50. São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, 1981. CALIL, Carlos Augusto. A Vera Cruz e o mito do cinema industrial. In: Projeto Memória Vera Cruz. São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura / Museu da Imagem e do Som, 1987. CATANI, Afrânio Mendes. A sombra da outra - A Cinematográfica Maristela e o cinema industrial paulista nos anos 50. São Paulo, Panorama, 2002. FABRIS, Mariarosaria. Nélson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo, Edusp / Fapesp, 1994. GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981. GALVÃO, Maria Rita. O desenvolvimento das idéias sobre cinema independente. Cadernos da Cinemateca, São Paulo, n. 4, 1980. __________. Cinematográfica Maristela (Ltda. e S. A.). Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, n. 1, set. 1984. PÓVOAS, Glênio Nicola. Vento norte, o filme de Salomão Scliar. Cadernos Ponto e Vírgula, Porto Alegre, n. 8, 1995. PÓVOAS, Glênio Nicola. Vento norte - História e análise do filme de Salomão Scliar. Porto Alegre: Unidade Editorial, 2002.
5. Cinema Novo
ARAÚJO, Luciana. Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos. In: Estudos de cinema: SOCINE II e III. São Paulo, Annablume, 2000. p. 128-133,. AVELLAR, José Carlos. Deus e o diabo na terra do sol. Rio de Janeiro, Rocco, 1995. BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. 3. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978. COSTA, Flávio Moreira da (Org.). Cinema moderno, Cinema Novo. Rio de Janeiro, José Álvaro, 1966. GATTI, José. Barravento: a estréia de Glauber. Florianópolis, Editora da UFSC, 1987. __________. (In)visibilidade racial em O dragão da maldade contra o santo guerreiro. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 13, set. out. 1998. HOLANDA, Heloísa Buarque de. Macunaíma, da literatura ao cinema. Rio de Janeiro, José Olympio/Embrafilme, 1978. IANNI, Octavio. O desafio. In: Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1991. __________. A grande cidade. In: Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1991. JOHNSON, Randal. Literatura e cinema - Macunaíma: do Modernismo ao Cinema Novo. São Paulo, T. A. Queiroz, 1982. __________. Cinema Novo x 5: masters of contemporary brazilian cinema. Austin, University of Texas Press, 1984. NEVES, David. Cinema Novo no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1966. PEREIRA, Miguel. Foco narrativo e estilo em A falecida. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 1, set. out. 1996. PIERRE, Sylvie. O Cinema Novo e o Modernismo. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 6, jul. ago. 1997. ROCHA, Glauber. A revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro, Alhambra / Embrafilme, 1980. VIANY, Alex. O processo do Cinema Novo. Rio de Janeiro, Aeroplano, 1999. XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo, Brasiliense, 1983.
6. Cinema Marginal
BERNARDET, Jean-Claude. O vôo dos anjos. São Paulo, Brasiliense, 1991. FERREIRA, Jairo. Cinema de invenção. São Paulo, Max Limonad / Embrafilme, 1986. HEYNEMANN, Liliane Ruth. Uma desleitura de O anjo nasceu. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 22, mar. abr. 2000. PUPPO, Eugênio e HADDAD, Vera (Orgs.). Cinema Marginal e suas fronteiras - Filmes produzidos nas décadas de 60 e 70. São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, 2001. RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973) - A representação em seu limite. São Paulo, Brasiliense / Embrafilme, 1987.
7. Crítica Cinematográfica
(Coletâneas de críticos e livros e artigos sobre críticos)
ANDRADE, Rudá de. Cronologia da cultura cinematográfica no Brasil. Cadernos da Cinemateca, São Paulo, n.1, 1962. AUTRAN, Arthur. Pedro Lima em Selecta. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 7, set. out. 1997. __________. Alex Viany e Guido Aristarco: um caso das idéias fora do lugar. Sinopse, v. IV, n. 8, abr. 2002. ARAÚJO, Luciana. A crônica de cinema no Recife dos anos 50. Recife, FUNDARPE, 1997. AZEREDO, Ely. Infinito cinema. Rio de Janeiro, Unilivros, 1988. BERNARDET, Jean-Claude. Trajetória crítica. São Paulo, Polis, 1978. __________. O autor no cinema. São Paulo, Brasiliense / Edusp, 1994. CAPUZZO, Heitor (Org.). O cinema segundo a crítica paulista. São Paulo, Nova Stella, 1986. CATANI, Afrânio Mendes. Anhembi e a crítica de cinema (1950-1962). In: Estudos de cinema: SOCINE II e III. São Paulo, Annablume, 2000. p. 171-188. GASTAL, P. F. Cadernos de cinema de P. F. Gastal. Organização de Tuio Becker. Porto Alegre, Unidade Editorial, 1996. GOMES, Paulo Emílio Salles. Crítica de cinema no Suplemento Literário. Rio de Janeiro, Paz e Terra / Embrafilme, 1982. __________. Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. Organizado por Carlos Augusto Calil e Maria Tereza Machado. São Paulo, Brasiliense / Embrafilme, 1986. GRÜNEWALD, José Lino. Um filme é um filme: o cinema de vanguarda dos anos 60. Organizado por Ruy Castro. São Paulo, Companhia das Letras, 2001. KOUTZII, Jacob. A tela branca. Porto Alegre, Unidade Editorial, 1997. LUNARDELLI, Fatimarlei. Quando éramos jovens: história do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre, Ed. Universidade / UFRGS / UE da Secretaria Municipal de Cultura, 2000. MELLO, Saulo Pereira de; RAMOS, Lécio Augusto et al. Seminário Cinearte. Rio de Janeiro, Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, 1991. MORAES, Vinicius de. O cinema de meus olhos. Organizado por Carlos Augusto Calil. São Paulo, Companhia das Letras / Cinemateca Brasileira, 1991. PERDIGÃO, Paulo. Moniz Vianna, crítico de choque. Filme Cultura, Rio de Janeiro, n. 45, mar. 1985. RIBEIRO, José Américo. O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 1997. ROSENFELD, Anatol. Na Cinelândia paulistana. São Paulo, Perspectiva, 2002. __________. Cinema: arte & indústria. São Paulo, Perspectiva, 2002. SALLES, Francisco Luiz de Almeida. Cinema e verdade - Marilyn, Buñuel, etc. Por um escritor de cinema. Organizado por Flora Christina Bender e Ilka Brunhilde Laurito. São Paulo / Rio de Janeiro, Companhia das Letras / Cinemateca Brasileira / Fundação do Cinema Brasileiro, 1988. SGANZERLA, Rogério. Por um cinema sem limite. Rio de Janeiro, Azougue, 2001. SILVA, Alberto. Cinema e humanismo. Rio de Janeiro, Pallas, 1975. SILVEIRA, Walter da. Fronteiras do cinema. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1966. SOUZA, José Inácio de Melo. Almeida Salles crítico de cinema. Observações preliminares. Comunicações e Artes, São Paulo, v. XV, n. 25, jun. 1991. TAVARES, Zulmira Ribeiro. Paulo Emílio crítico, o antes e o depois. Filme Cultura, Rio de Janeiro, n. 45, mar. 1985. VERIANO, Pedro (Org.). A crítica de cinema em Belém. Belém, Secretaria de Estado da Cultura, Desportos e Turismo, 1983. XAVIER, Ismail. Sétima arte: um culto moderno. São Paulo, Perspectiva / Secretaria de Estado da Cultura, 1978.
8. Ensaios de Viés Estético
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9. Ensaios de Viés Histórico
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10. Autobiografias, Biografias e
Correspondência
AUDRÁ JR., Mário. Cinematográfica Maristela: memórias de um produtor. São Paulo, Silver Hawk, 1997. BARCINSKI, André e FINOTTI, Ivan. Maldito: a vida e o cinema de José Mojica Marins, o Zé do Caixão. São Paulo, 34, 1998. BARROS, Luiz de. Minhas memórias de cineasta. Rio de Janeiro, Artenova / Embrafilme, 1978. BENTES, Ivana. Joaquim Pedro de Andrade. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1996. COSTA, Selda Vale da e LOBO, Narciso Júlio Freire. No rastro de Silvino Santos. Manaus, SCA / Edições do Governo do Estado, 1987. DUARTE, B. J. Crônicas da memória. São Paulo, Massao Ono / Roswhita Kempf, 1982. GALVÃO, Maria Rita e ANDRADE, Rudá de. Eduardo Abelim. In: Cinema brasileiro: 8 estudos. Rio de Janeiro, MEC / Funarte / Embrafilme, 1980. GOMES, João Carlos Teixeira. Glauber Rocha - Esse vulcão. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997. GONZAGA, Alice e AQUINO, Carlos. Gonzaga por ele mesmo. Rio de Janeiro, Record, 1989. JOSÉ, Ângela. Olney São Paulo e a peleja do cinema sertanejo. Rio de Janeiro, Quartet, 1999. MACIEL, Luiz Carlos. Geração em transe. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1996. MATTOS, Carlos Alberto. Walter Lima Júnior - Viver cinema. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2002. PELLIZZARI, Lorenzo e VALENTINETTI, Claudio M. Alberto Cavalcanti. São Paulo, Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1995. PESSOA, Eduardo (Org.). Humberto Mauro: correspondência com Adhemar Gonzaga. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 24, jul. ago. 2000. PIERRE, Sylvie. Glauber Rocha. Campinas, Papirus, 1996. ROCHA, Glauber. Cartas ao mundo. Organizado por Ivana Bentes. São Paulo, Companhia das Letras, 1997. SALEM, Helena. Nélson Pereira dos Santos - O sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1987. __________. Leon Hirszman, o navegador das estrelas. Rio de Janeiro, Rocco, 1997. SANTOS, Yolanda Lhullier dos e CALDAS, Pedro Henrique. Francisco Santos - Pioneiro no cinema do Brasil. Gramado, 24º Festival de Gramado, 1996. SARACENI, Paulo César. Por dentro do Cinema Novo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1993. SIMÕES, Inimá. Roberto Santos, a hora e a vez de um cineasta. São Paulo, Estação Liberdade, 1997. SOUZA, Carlos Roberto de. O cinema de Mauro. In: Mostra Humberto Mauro. Rio de Janeiro, Embrafilme / Banco Nacional, 1984. SOUZA, José Inácio de Melo. Paulo Emílio no Paraíso. Rio de Janeiro, Record, 2002. STERNHEIM, Alfredo. O jovem José Medina. Filme Cultura, Rio de Janeiro, v. VII, n. 23, jan. fev. 1973.
11. Cinema, Indústria e Estado
ALMEIDA, Cláudio Aguiar. O cinema como "agitador de almas": Argila, uma cena do Estado Novo. São Paulo, Annablume/Fapesp, 1999. AMÂNCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme.Niterói, EDUFF, 2000. CALIL, Carlos Augusto. O dono do chapéu. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 15, jan. fev. 1999. DAHL, Gustavo. Mercado é cultura. Cultura, Brasília, v. VI, n. 24, jan. mar. 1977. JOHNSON, Randal. The film industry in Brazil: culture and state. Pittsburgh, University of Pittsburgh Press, 1987. __________. Ascensão e queda do cinema brasileiro. Revista da USP, São Paulo, n. 19, set. out. nov. 1993. ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. 5ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1994. RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, Estado e lutas culturais - Anos 50 / 60 / 70. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. __________. Televisão, publicidade e cultura de massa. Petrópolis, Vozes, 1995. SCHNITMAN, Jorge A. Film industries in Latin America: dependency and development. Norwood, Ablex Publishing Corporation, 1984. SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. São Paulo, Annablume/Fapesp, 1996. SIMÕES, Inimá. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo, Senac, 1999. SOUZA, José Inácio de Melo. O Estado contra os meios de comunicação (1889-1945). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2003.
12. Salas de Exibição
AGUIAR, José Vicente de Souza. Manaus: praça, café, colégio e cinema nos anos 50 e 60. Manaus, Valer / Governo do Estado do Amazonas, 2002. COSTA, Selda Vale da e LOBO, Narciso Júlio Freire. Hoje tem Guarany! Manaus, ed. dos autores, 1983. DURST, Rogério. Geração Paissandu. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1996. GASTAL, Susana e AIGNER, Eduardo. Salas de cinema: cenários porto-alegrenses. Porto Alegre, Unidade Editorial, 1999. GONZAGA, Alice. Palácios e poeiras. Rio de Janeiro, Record, 1996. MÁXIMO, João. Cinelândia: breve história de um sonho. Rio de Janeiro, Salamandra, 1997. SIMÕES, Inimá. Salas de cinema em São Paulo. São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura / PW Editores / Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
13. Dicionários, Filmografias e
Bibliografias
BERNARDET, Jean-Claude. Filmografia do cinema brasileiro, 1900-1935. Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 1979. ___________. Bibliografia brasileira do cinema brasileiro. Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, n. 3, nov. 1987. GALDINO, Mário da Rocha. Minas Gerais ensaio de filmografia. Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1984. GERBER, Raquel. O cinema brasileiro e o processo político e cultural (de 1950 a 1978). Rio de Janeiro, Embrafilme, 1982. Guia de filmes produzidos no Brasil entre 1897-1910. Rio de Janeiro, Embrafilme, 1984. Guia de filmes produzidos no Brasil entre 1911-1920. Rio de Janeiro, Embrafilme, 1985. Guia de filmes produzidos no Brasil entre 1921-1925. Rio de Janeiro, Embrafilme, 1987. Filmografia brasileira - Quarto fascículo: período de 1926 a 1930. São Paulo, Cinemateca Brasileira/Fapesp, 1991. MIRANDA, Luiz Felipe. Dicionário de cineastas brasileiros. São Paulo, Art Editora / Secretaria de Estado da Cultura, 1990. __________ e RAMOS, Fernão. Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo, Senac, 2000. NOBRE, Francisco Silva. O livro de cinema no Brasil. Fortaleza, Gráfica Editorial Cearense, 1976. SILVA NETO, Antônio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro: dicionário de atizes e atores. São Paulo, ed. do autor, 1998. __________. Dicionário de filmes brasileiros. São Paulo, ed. do autor, 2002. TULARD, Jean. Dicionário de cinema - Os diretores. Porto Alegre, L&PM, 1996. Responsável pela complementação brasileira: Goida.
14. Roteiros
ANDRADE, Joaquim Pedro de. O imponderável Bento contra o crioulo voador. São Paulo, Marco Zero/Cinemateca Brasileira, 1990. BARROS, Wilson. Anjos da noite. Porto Alegre, Tchê!, 1987. FARIAS, Roberto. Prá frente Brasil. Rio de Janeiro, Alhambra, 1983. JABOR, Arnaldo e SERRAN, Leopoldo. Tudo bem. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978. __________. Eu sei que vou te amar. Rio de Janeiro, Record, 1986. PEIXOTO, Mário. A alma segundo Salustre. Rio de Janeiro, Embrafilme, 1983. ROCHA, Glauber. Roteiros do terceyro mundo. Organizado por Orlando Senna. Rio de Janeiro, Alhambra / Embrafilme, 1985. SARNO, Geraldo e SENNA, Orlando. Coronel Delmiro Gouveia. Rio de Janeiro, Codecri, 1979. TELLES, Lygia Fagundes e GOMES, Paulo Emílio Salles. Capitu. São Paulo, Siciliano, 1993. THOMAS, Daniela, BERNSTEIN, Marcos e SALLES, Walter. Terra estrangeira. Rio de Janeiro, Rocco, 1996.
15.
Entrevistas ou Depoimentos
ARRAES, Guel. Hollywood, a chanchada e a televisão - Rouch, Godard e o cinema. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 5, maio jun. 1997. BERNARDET, Jean-Claude. Bernardet defende a crítica em mutação. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 abr. 1995. NAGIB, Lúcia (Org.). O cinema da retomada - Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo, Editora 34, 2002. NORONHA, Linduarte. Da alegria de Aruanda ao absurdo da câmera russa. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 22, mar. abr. 2000. REICHENBACH, Carlos. Como transformar a falta de condições em instrumento de criação. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 18, jul. ago. 1999. SALLES, Walter. O documentário como socorro nobre da ficção. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 9, jan. fev. 1998. XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro dos anos 90. Praga, São Paulo, n. 9, jun. 2000. __________. Encontros inesperados. Folha de S. Paulo, São Paulo, 3 dez. 2000. |
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