quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine Santa Cecília

Cine Santa Cecília, funcionou na avenida República, 175, Parque Moscoso, Centro, Vitória. Inaugurado em 1955, com 1.450 lugares, com o filme “Sete Noivas Para Sete Irmãos”. Acervo: IPHAN-ES.

Amylton de Almeida em frente ao bar Dominó com o Cine Santa Cecília ao fundo, em exibição o filme A Prática do Sexo Explícito, na Avenida República no Parque Moscoso. Após a liberação da censura em 1985 os cinemas do Centro passaram para um processo de erotização de sua programação transformando significativamente o público que frequentavam as salas de exibição no Espírito Santo e no Brasil. Fonte: Arquivos da família / Arquivo Público do Estado do ES.

O Cine Santa Cecília em obras, os bate estacas trabalham na construção do novo prédio no local do antigo cinema Politeama. Vitória. 1953. Acervo José Tatagiba.

Histórico: Na década de 50, uma das salas  considerada um palácio cinematográfico da cidade  de Vitória foi  o Cine Santa Cecília, no período considerado de ouro das salas de cinema no  Espírito Santo. Foi inaugurado em 21 de setembro de 1955 com o filme: Sete Noivas Para Sete Irmãos (1954). O Cine Santa Cecília era o maior do estado, com capacidade de 1.453  lugares e situava-se na Avenida República, junto ao Parque Moscoso, onde antes funcionava  o  Cine  Politeama.

José Tatagiba lembra que era considerado um espaço moderno e exigia dos freqüentadores o uso de traje social para freqüentar o local, “com os homens usando terno e as moças devidamente trajadas”.

Jaime Navarro  de  Carvalho  conta  que  o  traje  formal  era  uma  exigência  do  proprietário  Francisco Cerqueira Lima. “Como ele ia ao Rio de Janeiro e notava que nos cinemas da Cinelândia as pessoas só podiam  entrar  de  paletó  e  gravata,  ele  queria  que  aqui  fosse  do  mesmo  jeito”. Depois de fazer um levantamento, ele resolveu abolir o traje formal e a renda  aumentou em quase 75%. Na época seu Francisco comentava  brincando que “nunca  pensei que tivesse tanta  gente em Vitória que andasse sem gravata”.

Cine Santa Cecília funcionava na avenida Repúblicla, 175, Parque Moscoso,Centro Vitória onde se vê atuualmente a Igreja Universal. Vitória. 2002. Acervo André Malverdes.

Cine Santa Cecília funcionava na avenida Repúblicla, 175, Parque Moscoso,Centro Vitória. inaugurado em 21 de setembro de 1955 com o filme: Sete Noiva Para Sete Irmãos. O Cine Santa Cecília era o maior do estado, com capacidade de 1.453 lugares e situava-se onde antes funcionava o Cine Politeama. Vitória. 1997. Acervo José Tatagiba.


Reportagem sobre a inauguração do Teatro Santa Cecília. 1955. fonte: revista Vida Capichaba nº731 / Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Fotos da inauguração do Teatro Santa Cecília. 1955. Fonte: revista Vida Capichaba nº732 / Biblioteca Pública do Espírito Santo.

3 comentários:

  1. Que ano foi fechado o cinema?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaciara. A maioria das salas do Centro encerraram suas atividades entre 1979 e 1985. O Santa Cecília fechou na segunda metade da década de 1980.

      Excluir
  2. Neste cinema passou os melhores filmes da década de 50 e 60, assistir nele o maior clássico do cinema até hoje não foi superado em número de Oscar, BEN HUR de 1959, assistir em se não falhe a memória em 1962 , antes passou os 10 mandamentos de 1956 e depois acho que em 63, assisti EL CID ,todos os três protagonizado pelo ator Charlton Heston. Este cinema para mim era o melhor de Vitória até a reforma do Cine Glória, depois este cine passou a passar só filmes eróticos caiu qualidade, hoje virou igreja , as poltronas tinha uma coisa interessante ela se recolhia para o pessoal passar.

    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?