quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine Eden

Cine Eden funcionou na Praça Costa Pereira, onde hoje se encontra o Cine Teatro Glória, inaugurado em 1907, com a capacidade de 150 lugares.

O primeiro cinematógrafo que se tem registro em Vitória foi o Éden Cinema, da companhia Camões e Mayo, inaugurado em 13 de janeiro de 1907. O local era todo de madeira e coberto de folha de zinco com capacidade para 150 pessoas. No local funcionava o parque, inaugurado em 1905, que contava com jardim, bar e bilhar. Vitória. 1910. Acervo José Tatagiba.
Histórico: O primeiro cinematógrafo, no formato que conhecemos, que se tem registro em Vitória foi o Éden Cinema, da companhia Camões e Mayo, inaugurado em 13 de janeiro de 1907. O Éden Parque possuía algumas atrações para seus clientes: eles podiam beber, jogar, e ouvir um piano, pequenas orquestras tocando óperas ou valsas e algumas vezes cinematógrafos. Era também ponto de encontro para discutir política, negócios ou apenas para conversar. O local era freqüentado principalmente por homens. Podemos dizer que a sétima arte no Espírito Santo, de forma regular, teve início com a inauguração dessa sala. Mobilizou no primeiro momento um público, cujo acesso era estimulado pelo baixo preço da entrada, os filmes exibidos eram mudos e do tipo documentário.

Demolição do Cine Eden Parque para a construção do Cine Glória. Vitória. 1910. Acervo José Tatagiba.

No Cais da Imperatriz, o bate-estaca atrás do barracão do Eden Parque trabalhando na fundação para construir o edifício Glória. Vitória. 1928. Acervo José Tatagiba.


Anúncio sobre o cinematográfo no Éden Parque. 1907. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo / Jornal Official.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?