quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine Jandaia

Cine Jandaia, funcionava na Av. Princesa Isabel, 335, Centro, Vitória. Foi inaugurado em 22 de julho de 1955, com capacidade de 350 lugares.

Fachada do Cine Jandaia, com 350 lugares, funcionava na av. Princesa Isabel, 335, foi inaugurado com o filme O Grande Sullivan. Vitória. 22 jul. 1955. Acervo Família Abaurre.

Histórico: Percebendo o rentável investimento que era o cinema, Dionysio Abaurre resolveu investir no ramo de exibição cinematográfica. Seu terreno que ficava atrás do Cine Vitória e funcionava como oficina servindo de pontapé inicial para seu grande legado – o negócio de cinema. Então, no dia 22 de julho de 1955, foi inaugurado o Cine Jandaia, na Avenida Princesa Isabel, com o filme: O Grande Sullivan. A sala tinha capacidade de 350 pessoas e uma escada em frente ao palco, a famosa “espinha de peixe”.

O público assiste a benção do padre na inauguração do Cine Jandaia, Dyonissio Abaurre de terno cinza ao lado do prefeito de Vitória Sérynes Pereira Franco, de terno branco. Vitória. 22 jul. 1955. Acervo Família Abaurre.
O prefeito de Vitória Sérynes Pereira Franco puxa a fita de inauguração do Cine Jandaia. Vitória. 22 jul. 1955. Acervo Família Abaurre.

Público aguardando a sessão de inauguração do Cine Jandaia, com o filme Boeing Boeing, na sala com 350 lugares. Vitória. 22 jul. 1955. Acervo Família Abaurre.

Fachada do Cine Jandaia reformado, na Avenida Princesa Isabel, Centro. Vitória. 1972. Acervo Família Abaurre.

Anúncio no jornal preconizando a inauguração do Cine Jandaia. 1955. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo / Jornal A Gazeta.

3 comentários:

  1. Esse Jandaia é o que virou mais tarde o cine Paz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. É do mesmo proprietário, de Dionysio Abaurre. O Paz funcionou no Edifício Abaurre, em frente a praça Getúlio Vargas, próximo a lojas americanas. O Jandaia funcionava próximo ao mercado da Capixaba.

      Excluir
  2. Saudade dos filmes faroeste q assisti aí...


    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?