quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine Teatro Melpômene

Cine Teatro Melpômene, funcionou na Praça da Independência, atual Praça Costa Pereira, esquina das ruas Graciano Neves e Sete de Setembro, no Centro, Vitória. 1896. Capacidade 800 lugares.

O Teatro Melpomene inaugurado na Praça da Independência, no Centro, Vitória, atual Praça Costa Pereira, em 1896, onde aconteciam projeções de filmes, construído em pinho de Riga e possuía seu próprio gerador de energia, com 800 lugares, camarotes, poltronas e cadeiras para a plateia. Vitória. 1900. Acervo José Tatagiba.

Histórico: Nos primórdios do cinema no estado, entre 1896 e 1907, a exibição era ambulante, com apresentações esporádicas em lugares públicos como cafés, quermesses e parques de diversão. Em 1896, foi inaugurado o Teatro Melpômene, no antigo Largo da Conceição, na Praça da Independência, atualmente Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Este teatro foi o primeiro, de acordo com os mais antigos arquivos disponíveis, a equipar-se da máquina dos irmãos Lumière no Espírito Santo. Segundo a imprensa local o teatro possuía iluminação própria, era todo em madeira, com 800 lugares e possuía camarotes, poltronas e cadeiras para a platéia. 
Também, como foi prática na época, o teatro utilizava uma orquestra para dar o som aos filmes mudos. Além disso, para reproduzir o som, um sonoplasta fazia imitação dos ruídos (sonoplastia), técnica tradicional do teatro. Ficava uma pessoa atrás da tela com um material reunido em uma “mesa de ruídos” e acompanhava a projeção. Os efeitos eram os mais variados possíveis, tudo para realçar as imagens: derramava arroz numa placa de zinco para reproduzir o trovão, esfregava escovas metálicas ou mexia grãos secos quando as ondas se quebram, etc.
Durante a exibição de um filme, em 1924, no Teatro Melpômene ocorreu um princípio de incêndio que causou um imenso tumulto e deixou dezenas de pessoas feridas. O jornal a “Folha do Povo”, em 9 de outubro de 1924, apresentava a seguinte manchete: “O incêndio de hontem no Theatro Melpomene – vários mortos e grande numero de feridos”, com duras críticas ao teatro que logo depois foi demolido, deixando somente sua estrutura. Mais tarde esta estrutura seria aproveitada pelo arquiteto italiano André Carloni para a construção do Teatro Carlos Gomes, na mesma praça.

Teatro Melpomene inaugurado na Praça da Independência, no Centro, Vitória, atual Praça Costa Pereira, em 1896. Vitória. 1900. Acervo José Tatagiba.






Teatro Melpomene inaugurado na Praça da Independência, no Centro, Vitória, atual Praça Costa Pereira, em 1896. Vitória. 1900. Acervo José Tatagiba.

Teatro Melpomene. Interior do Teatro  Melpômene em dia  de  espetáculo. Vitória. 1907. 

Teatro Melpomene interior do Teatro Melpômene em dia de espetáculo. Vitória. 1907. Acervo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

Anúncio de filme do “Vida de Cachorro”, com Charles Chaplin. Vitória. 1921. Arquivo Público do Estado do Espírito  Santo  /  Jornal  Diário  da Manhã.

Anúncio sobre o incêndio no Teatro Melpômene considerado uma grande catástrofe para as proporções da época. Vitória. 1924. Arquivo Público do Estado do Espírito Santo / Jornal A Folha do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?