quinta-feira, 5 de julho de 2012

Cine Santa Cecília

Cine Santa Cecília, funcionou na avenida República, 175, Parque Moscoso, Centro, Vitória. Inaugurado em 1955, com 1.450 lugares, com o filme “Sete Noivas Para Sete Irmãos”. Acervo: IPHAN-ES.


Amylton de Almeida em frente ao bar Dominó com o Cine Santa Cecília ao fundo, em exibição o filme A Prática do Sexo Explícito, na Avenida República no Parque Moscoso. Após a liberação da censura em 1985 os cinemas do Centro passaram para um processo de erotização de sua programação transformando significativamente o público que frequentavam as salas de exibição no Espírito Santo e no Brasil. Fonte: Arquivos da família / Arquivo Público do Estado do ES.


O Cine Santa Cecília em obras, os bate estacas trabalham na construção do novo prédio no local do antigo cinema Politeama. Vitória. 1953. Acervo José Tatagiba. 

Histórico: Na década de 50, uma das salas  considerada um palácio cinematográfico da cidade  de Vitória foi  o Cine Santa Cecília, no período considerado de ouro das salas de cinema no  Espírito Santo. Foi inaugurado em 21 de setembro de 1955 com o filme: Sete Noivas Para Sete Irmãos (1954). O Cine Santa Cecília era o maior do estado, com capacidade de 1.453  lugares e situava-se na Avenida República, junto ao Parque Moscoso, onde antes funcionava  o  Cine  Politeama.

José Tatagiba lembra que era considerado um espaço moderno e exigia dos freqüentadores o uso de traje social para freqüentar o local, “com os homens usando terno e as moças devidamente trajadas”.

Jaime Navarro  de  Carvalho  conta  que  o  traje  formal  era  uma  exigência  do  proprietário  Francisco Cerqueira Lima. “Como ele ia ao Rio de Janeiro e notava que nos cinemas da Cinelândia as pessoas só podiam  entrar  de  paletó  e  gravata,  ele  queria  que  aqui  fosse  do  mesmo  jeito”. Depois de fazer um levantamento, ele resolveu abolir o traje formal e a renda  aumentou em quase 75%. Na época seu Francisco comentava  brincando que “nunca  pensei que tivesse tanta  gente em Vitória que andasse sem gravata”.

Cine Santa Cecília, com o filme o Karate, Parque Moscoso, Centro, Vitória. Sem data. Fonte: Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

Cine Santa Cecília, com o filme Karate Kid 2 em cartaz. Vitória, ES. 1986. Fonte: Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

Fachada do Cine Santa Cecília, Parque Moscoso, Centro, Vitória. Sem data. Fonte: Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

Cine Santa Cecília funcionava na avenida Repúblicla, 175, Parque Moscoso,Centro Vitória onde se vê atuualmente a Igreja Universal. Vitória. 2002. Acervo André Malverdes.


Cine Santa Cecília funcionava na avenida Repúblicla, 175, Parque Moscoso,Centro Vitória. inaugurado em 21 de setembro de 1955 com o filme: Sete Noiva Para Sete Irmãos. O Cine Santa Cecília era o maior do estado, com capacidade de 1.453 lugares e situava-se onde antes funcionava o Cine Politeama. Vitória. 1997. Acervo José Tatagiba.



Reportagem sobre a inauguração do Teatro Santa Cecília. 1955. fonte: revista Vida Capichaba nº731 / Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Fotos da inauguração do Teatro Santa Cecília. 1955. Fonte: revista Vida Capichaba nº732 / Biblioteca Pública do Espírito Santo.

3 comentários:

  1. Que ano foi fechado o cinema?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaciara. A maioria das salas do Centro encerraram suas atividades entre 1979 e 1985. O Santa Cecília fechou na segunda metade da década de 1980.

      Excluir
  2. Neste cinema passou os melhores filmes da década de 50 e 60, assistir nele o maior clássico do cinema até hoje não foi superado em número de Oscar, BEN HUR de 1959, assistir em se não falhe a memória em 1962 , antes passou os 10 mandamentos de 1956 e depois acho que em 63, assisti EL CID ,todos os três protagonizado pelo ator Charlton Heston. Este cinema para mim era o melhor de Vitória até a reforma do Cine Glória, depois este cine passou a passar só filmes eróticos caiu qualidade, hoje virou igreja , as poltronas tinha uma coisa interessante ela se recolhia para o pessoal passar.

    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?