sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cine Aterac

Cine Aterac, funcionava no bairro do Ibes, Vila Velha, de propriedade da família Careta, inaugurado na década de 1960. Sala de espera do Cine Aterac, no bairro do Ibes, de Propriedade da Aterac – Empresa de Cinemas Ltda, no bairro do Ibes, Vila Velha. 22 jul. 1965. Acervo Família Careta. Acervo família Careta. 

A tela do Cine Aterac com as cortinas fechadas no bairro do Ibes, Vila Velha, inaugurado na década de 60. Vila Velha. 22 jul. 1965. Acervo Família Careta.

Construção do Cine Aterac, na praça do Ibes, Vila Velha, inaugurado na década de 60. Vila Velha. Acervo Casa da Memória de Vila Velha.


Fachada do Cine Aterac, na praça do Ibes, Vila Velha, inaugurado na década de 60 encerrou suas atividades em 1983. Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola)

Praça Assis Chateaubriand: Vila Velha, ES.  Localizada no bairro do Ibes. Nota-se ao fundo o Cine Aterac.
Fonte: http://biblioteca.ibge.gov.br/. Série: Acervo dos municípios brasileiros.


Cine Aterac, no bairro do Ibes - 1977. Praça Assis Chateaubriand. Propriedade da ATERAC – Empresa de Cinemas Ltda, no bairro do Ibes, Vila Velha. 22 jul. 1965.  Acervo Família Careta. De Mazinho Locutor. Fonte: Facebook/Memória Capixaba.

Cine Aterac, no bairro do Ibes - 1983. Fonte: Facebook/Memória Capixaba. Colaborador: Facebook/Jaime Trintade.



Formulário de registros de cinemas da Embrafilme-Empresa Brasileira de Filmes, do ano de 1980, do Cine Aterac, no bairro do Ibes, Vila Velha. Fonte: Cinemateca Brasileira.







6 comentários:

  1. Olha, fiquei emocionado. Minha vida de cinéfilo do Ibes começou por causa do Aterac. Eu nasci no bairro no ano em que o cinema foi construído. Passei minha infância e adolescência vendo todos os tipos de filmes; vi de faroeste italiano a "Vida de Brain", de Mazzoropi a Bunuel, de Santo a pornochanchada e até "Sagarana". Foi uma grande escola e um grande divertimento que tive, junto com pessoas de minha família e amigos que fiz por lá. Luiz Cláudio Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso dizer que tive infância, lavava o o carro do meu pai para ter dinheiro do ingresso para assistir as matines de sabado, quase sempre um faroeste.

      Excluir
  2. O nome do cinema do Ibes é uma referência a família proprietária da sala que tem o sobrenome Careta. Aterac é o sobrenome da família ao contrário.

    ResponderExcluir
  3. existia o aterac 2 na glória, onde depois funcionou o cine teatro garoto.Assisti muitos filmes lá.

    ResponderExcluir
  4. Caramba. Voltei à minha infância no Ibes, onde minha família mora até hoje. Gostaria imensamente de ver mais fotos do interior do prédio, da loginha de doces no saguão... abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. É UMA PENA! Tempos bons não voltam mais

















    ATERAC FUI POUCAS VEZES, SÓ QUANDO ALGUM AMIGO PAGAVA PRA MIN ,NAQUELA ÉPOCA ERAM POUCOS QUE TINHAM PREVILEGIO DE PODER PAGAR. MAS QUANDO
    IA FICAVA MARAVILHADA, SAUDADES!!



    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?