quinta-feira, 1 de março de 2018

Cine Theatro Ideal


Cine Theatro Ideal, de Colatina. Inauguração, em maio de 1921. Imagens do fotógrafo Froemmig, que foi o mais importantante da cidade do início do século 20 até a década de 1930. Foto externa teria sido a primeira imagem noturna já registrada no Espírito Santo. Texto e colaboração Jose Luiz Pizzol.



Cine Theatro Ideal, de Colatina. Inauguração, em maio de 1921. Imagens do fotógrafo Froemmig, que foi o mais importantante da cidade do início do século 20 até a década de 1930. Foto interna que mostra um salão muito simples, com capacidade para cerca de 120 pessoas sentadas. Texto e colaboração Jose Luiz Pizzol.

Cine Theatro Ideal funcionou num imóvel de Francisco Cunha, empresário importante de Colatina (serrarias e comércio em geral) no centro da Praça Municipal. Nessa foto, de abril de 1926, dá para ver parte do cinema, atrás do coreto. Infelizmente, o imóvel foi demolido pouco tempo depois, em fins de 1926 ou início de 1927, para liberar o local e permitir que toda a praça viesse a funcionar como área de montagem da Ponte Florentino Avidos. Texto e colaboração Jose Luiz Pizzol.


OBS.: no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro de 1936 consta o Cine Super Som e no mesmo Almanak, de 1937, consta o Cine Rex. Não tenho fotos desses dois. Só fiquei sabendo que ambos ficavam na Avenida Getúlio Vargas, eram pequenos e tiveram curta duração. Um amigo meu, Michel Zouain, disse-me ter frequentado os dois. Nos anos 1940, surgiu o Cine São José, na Travessa Independência (atual Rua Geraldo Pereira - Calçadão), Foi destruído por um incêndio, nos anos 1950, segundo informações colhidas. Era propriedade de Moacyr Martins Brotas, ex-prefeito de Colatina. Em 1949 foi inaugurado o Cine Alhambra. Texto e pesquisa Jose Luiz Pizzol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?