terça-feira, 2 de abril de 2013

Cine Universal

 Cine Universal em Nova Venécia, de propriedade de Manoel Caritos Papazanack. Inaugurado em 1945 com capacidade de 160 lugares. Fonte: Facebook/João Geraldo Coser. Colaborador: Amarildo Mendes Lemos. Acervo:Angélica Papazanack.


Interior do Cine Universal, na cidade de Nova Venécia, data provável 1975. Reunião com a presença do prefeito da época Sr. Antônio Barbosa Sena Junior, pelo presentes provavelmente diz respeito a reunião da antiga Arena. Acervo: Maria Penha Barbosa Sena. Fonte: Facebook/Nova Venécia - História, Memória e Imagem. Colaboração: João Geraldo Coser.


Vista do público lotando a sala de exibição do Cineteatro Universal para assistir a peça de teatro "Essa Mulher é Minha" do Grupo de Teatro de Nova Venécia (GTNV). Av. Vitória, Centro, Nova Venécia (ES). Julho, 1987. 15x10 cm. Fotografia. Papel. Color. PMNV.1283.


 Vista da entrada do Cine Universal lotada de pessoas. Ao fundo cartaz e fotos do filme "A filha dos Trapalhões (1984)". Av. Vitória, Centro, Nova Venécia (ES). Agosto, 1985. Acervo Projeto Patrimônio Fotográfico de Nova Venécia.


Walter De Prá discursando em reunião de campanha política no Cine Universal. Sentado ao seu lado David Pereira das Neves (terno riscado). Nova Venécia (ES). 1976?. 12x8 cm. Fotografia. Papel. P&B. PMNV.0025.

 Walter De Prá discursando em reunião de campanha política no Cine Universal. Sentado ao seu lado David Pereira das Neves (terno riscado). Nova Venécia (ES). 1976?. 12x8 cm. Fotografia. Papel. P&B. PMNV.0025.

5 comentários:

  1. Minha tia-avó Clarícia Rocha trabalhou na bilheteria do antigo Cinema do Seu Grego, na década de 1950. Na foto há de se destacar que o cinema funcionou no fundo do sobrado que aparece em construção, sendo que no térreo existiu a primeira sorveteria de Nova Venécia.

    ResponderExcluir
  2. Um pouco descaracterizadas, mas essas duas edificações ainda existem em Nova Venécia. O cinema que era carinhosamente chamado de "Cinema do Seu Grego" ficava nos fundos do sobrado que na foto aparece em construção. Minha tia-avó Clarícia dos Santos Rocha, na década de 1950, trabalhou na bilheteria. Tenho uma cópia de uma foto em que ela aparece na bilheteria. No terreo do sobrado também funcionou a primeira sorveteria da cidade. Depois desse cinema, creio que em meados da década de 1960, surgiu o Cine Universal que creio que tinha mais de 200 lugares e marcou época.

    ResponderExcluir
  3. Referência da Foto original. O Sr. João Geraldo Coser, postou no Facebook, mas a foto original pertence ao acervo da Sra. Angélica Papazanak, filha de Manoel Karitos Papazanak, natural da ilha de Creta.

    ResponderExcluir
  4. bem que o novo prefeito de nova venécia poderia trazer de volta o cine universal, para ter algo de diferente por aqui

    ResponderExcluir
  5. Mais incentivo a Cultura o Espirito Santo
    Merece!
    O prefeito irar apoiar!
    Eu acredito.

    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?