segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cine Ludovico Percisi


Foto n.278 - Ludovico Persice - "Apparelho Guarany". Ao Centro vê-se o "Apparelho Cinematographico" e o inventor, rodeado de representantes da Imprensa. Acervo: Biblioteca Pública do Estado do ES - Revista "Vida Capichaba" - Ano V - n.85 - 30/01/1923. Fonte: VIEIRA, José Eugênio. Castelo: Origem, emancipação e desenvolvimento (1702-2004). Vitória: 2004.
Ludovico era natural de Alfredo Chaves, e seus familiares, na década de 20, transferiram residência para a Estação do Castello.
Por essa época, havia inventado uma máquina que filmava e exibia alguns filmes. "Para ter onde mostrar suas obras montou em Castello uma sala de projeção, uma das primeiras do Brasil. Atraia espectadores com uma bandinha que percorria a vila anunciando o filme da noite. E ia a frente dela tocando piston". (MEDEIROS, Rogério. "Espírito Santo - Encontro das raças". Vitória (ES). 1997)
Arlindo Persice afirma que seu irmão "fez o esboço em Castello, o adiantou muito em Afonso Cláudio, para terminá-lo, definitivamente, em Conceição do Castello". Esta máquina foi concluída em 1926, com as seguintes características: filmava, projetava, media a metragem do filme, media todos os quadros do filme e tinha campainha que avisava o término da sessão cinematográfica. (PERSICI, Arlindo. Breve Histórico da Origem da família Percise no Brasil. A História de Ludovico Persici, O Inventor. Castello (ES). 09/02/1926.
Não há informações sobre o destino desta máquina, desde que Ludovico transferiu residência para a cidade de Belo Horizonte (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?