domingo, 8 de julho de 2012

Cine Idelmar

Fachada do Cine Idelmar, na Av. Getulio Vargas 517, Centro, Colatina, com 1.000 lugares. Na porta o público aguarda a inauguração do novo cinema. Período de funcionamento: 1956-19_. Acervo Família Castro Dalla.

Assinatura do contrato, na cidade do Rio de Janeiro, para as compras das mil cadeiras para o Cine Idelmar pelo proprietário José Gama de Castro. Acervo Família Castro Dalla.

Vista externa da construção do Cine Idelmar, no ano de 1956, com detalhes do trilho do trem em frente a construção. Acervo Família Castro Dalla.









Inauguração do Cine Idelmar com a presença dos colatinenses em dia de festa, à esquerda o proprietário da sala José Gama de Castro feliz com o sucesso do lançamento do grande empreendimento. Acervo Família Castro Dalla.

Vista interna do Cine Idelmar em dia de formatura da Escola Estadual Conde de Linhares, no ano de 1970. Acervo Família Castro Dalla.

Vista externa do Cine Idelmar, bilheteria e crianças aguardando o início da matinê, no ano de 1971. Acervo Família Castro Dalla.


Cine Colatina, décimo cinema capixaba, de José Gama de Castro, com 1000 lugares - 1955. Fonte: Facebook/Memória Capixaba.

2 comentários:

  1. O prédio foi arrendado ao Supermercado Extrabom há vários anos. Os proprietários sempre alegaram - e isso procede - a pouca frequência do público após a chegada da televisão em 1965.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e cada vez mais o tempo entre a estréia do filme no cinema e sua exibição na TV foi diminuindo. Como os lançamento aconteciam na capital muitos proprietários do interior reclamavam que acontecia do filme (isso já na dpécada de 1980) chegar na cidade às vezes junto com a exibição na TV. O interessante que hoje a cidade de Colatina é uma das poucas cidades que tem uma sala de exibição remanescente da família que outrora era responsável pela cinelândia da cidade com o Cine Gama.

      Excluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?