sexta-feira, 1 de maio de 2020

Cine São Luiz

Cine São Luiz, funcionou na Rua 23 de maio, 100, Centro, Vitória. 1951. Capacidade: 585 lugares. Acervo Família Rocha.

Público aguardando a sessão de inauguração do CINE SÃO LUIZ, com o filme, Aviso aos Navegantes, na Rua 23 de maio, 100, Centro, Vitória, com capacidade de 586 lugares. Vitória. 03 maio 1951. Acervo Família Rocha.

Histórico: Em 1951, foi inaugurado o Cine São Luiz com grandes festividades e que contou com a presença de autoridades locais e representantes das áreas culturais e artísticas. Seus proprietários Edgar Rocha e Luiz Severiano Ribeiro não pouparam esforços e fizeram um cinema que tinha de mais moderno para a época, pois queriam que o Cine São Luiz fosse a melhor sala de cinema da cidade. Segundo Edgar Rocha Filho, que mais tarde assumiria os negócios do pai, o cinema foi a segunda sala do Brasil a ter um sistema de ar condicionado, a primeira foi no Rio de Janeiro.

Em 3 de maio de 1951, no térreo do Edifício Rocha, com capacidade de 586 lugares, foi inaugurado o Cine São Luiz com o filme: Aviso Aos Navegantes (1950). No evento estavam presentes estrelas do cinema brasileiro que eram do elenco da chanchada  da estréia: Anselmo Duarte, Adelaide Chioso, Ilka Soares Eliana e a presença de Luiz Severiano Ribeiro.


Entrada do Cine São Luiz, na rua 23 de maio, 100, no edíficio Edgar Rocha, Centro, Vitória. Em cartaz o filme Golpe de Mestre, com Paul Newman. Vitória. 03 maio 1951. Acervo Família Abaurre.


Sala de espera do Cine São Luiz. Vitória. 1973. Acervo Família Abaurre.

Sala de espera do Cine São Luiz. Vitória. 1973. Acervo Família Abaurre.

Sala de espera do Cine São Luiz. Vitória. 1973. Acervo Família Abaurre.


Inauguração do Cine São Luiz,no térreo do Edifício Rocha, na rua 23 de maio, 100, Centro, Vitória, com capacidade de 586 lugares, com o chanchada: Aviso aos Navegantes (1950). No evento estavam presentes estrelas do filme com Anselmo Duarte, Adelaide Chioso, Ilka Soares, Eliana e autoridades locais como o governador Jones dos Santos Neves. 1951. Acervo Família Rocha.


Inauguração do Cine São Luiz. Na esquerda o ator da Atlântida, do filme Aviso aos Navegantes, Alselmo Duarte, de terno cinza o governador do estado do Espírito Santo Jone dos Santos Neves, atrás dele as atrizes Ilka Soares (de branco olhando pra tras),  Adelaide Chiosso (de lenço branco) e Eliana Macedo. De terno branco o proprietário da sala Edgar Rocha; o último a direita Luiz Severiano Ribeiro. 1951. Acervo Família Rocha.


Na inauguração do Cine São Luiz artistas, público e autoridades locais pousam para foto ao lado do Governador Jone dos Santos Neves e esposa. 1951. Acervo Família Rocha.


Fachada do Cine São Luiz, em cartaz o filme 3 Tiros para Ringo. Década de 1960. Acervo Família Rocha.

Público assistindo o filme Aviso aos Navegantes na inauguração no Cine São Luiz. 1951. Acervo Família Rocha.


Público assistindo o filme Aviso aos Navegantes na inauguração no Cine São Luiz. 1951. Acervo Família Rocha.


Tela do cine São Luiz. 1951. Acervo Família Rocha.

Eliana, Adelaide Chiosso e Ilka Soares em inauguração do Cine São Luiz. 03 maio 1951. Acervo Família Rocha.

Eliana, Adelaide Chiosso e Ilka Soares em inauguração do Cine São Luiz. 03 maio 1951. Acervo Família Rocha.

Eliana, artista principal do filme "Aviso aos Navegantes", que inaugurou o São Luiz. Ela atende aos inúmeros pedidos de autógrafos de suas fãs de Vitória. (Foto A. Mazze). Fonte: Revista Vida Capichaba edição maio de 1951 nº612.

Fachada do edifício Edgar Rocha, em cartaz o filme Stallone Cobra. 1986. Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

Fila em frente ao Cine São Luiz, no edifício Edgar Rocha, em cartaz o filme Lua de Cristal, com Xuxa e Sérgio Malandro. 1990. Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

Fachada do edifício Edgar Rocha, onde funcionava o Cine São Luiz. 2002. Acervo André Malverdes.

11 comentários:

  1. Na segunda foto, além dos carros serem do início dos anos 70(VW SP2, Dodge Polara e Ford Belina), o filme "Golpe de Mestre" foi lançado em 1973. Portanto, a foto não pode ter sido tirada em 1951.

    ResponderExcluir
  2. Na legenda da foto diz que é da década de 70 e não de 1951.

    ResponderExcluir
  3. ESSAS FOTOS SÃO AO LONGO DA HISTÓRIA DO CINEMA, TEM FOTOS DA INAUGURAÇÃO EM 1951, ANOS 70 E 2002 QUANDO PAROU DE FUNCIONAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que no centro de Vitória, parou de funcionar bem antes de 2002. Pois esse cinema passou para o Shopping Vitória. Funcionava ao lado da praça de alimentação!

      Excluir
    2. A foto de 2002 é de minha autoria. O cinema já estava fechado desde de 1990.

      Excluir
  4. Alguém lembra da musica que tocava antes de apagar as luzes?

    ResponderExcluir
  5. Alguém lembra o nome da musica que tocava antes de apagarem as luzes?

    ResponderExcluir
  6. Também gostaria de lembrar da musica antes de começar o filme.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho muito interesse em fazer um projeto para reativar e revitalizar esses cinemas de rua de vitória. Sou estudante de arquitetura e por causa do seu blog descobri essas maravilhas que tinham em Vitória. Ou o Cine Paz ou o Cine São Luiz serão temas do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio Cesar, fique a vontade em utilizar nossa produção e pesquisa. Sucessos no TCC.

      Excluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?