sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cine Odeon


Cine Odeon funcionou na avenida Jerônimo Monteiro, Centro, Vitória, próximo ao Cine  Vitorinha. Foi inaugurado em 15 de março de 1969 com capacidade de 632 lugares.  Fonte:  Arquivo  Público  do  Estado  do  Espírito  Santo  /  Jornal  A  Gazeta. Foto de Josemar Gonçalves.

Histórico: Em 15 de março de 1969, a movimentada Avenida Jerônimo Monteiro  ganhava mais um cinema, o Cine Odeon. Com 632 poltronas, ocupadas para a inauguração, foi exibido o filme: “Tiros De Ouro  De  Mackenna”  (1969). O cinema  era vizinho do famoso Vitorinha e as filas de espectadores rodeavam os  quarteirões para disputar um lugar para participar da inauguração.

O hall do Cine Odeon, na Avenida Jerônimo Monteiro, cerimônia de homenagem prestada aos artistas do filme "O Vale do Canaã",  baseado  na  obra  de  Graça Aranha e filmado em cenários naturais da cidades capixaba Santa Leopoldina e Santa Tereza. Na imagem Jesse Valadão recebe o governador do estado Cristiano Dias Lopes Filho. Vitória. 1970. Acervo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

Cerimônia de homenagem prestada aos artistas do filme O Vale do Canaã, no interior do Cine Odeon. Vitória. 1970. Acervo Arquivo  Público  do  Estado  do  Espírito  Santo.

Avenida Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória, 1972. Fonte: Facebook/Fotos Antigas do Espírito Santo.

O Cine Odeon na Avenida Capixaba - 1969. De Antonio Carlos Gemada Sessa Netto.

O Cine Odeon na Avenida Capixaba. Sem data. Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

2 comentários:

  1. O Cine Odeon foi o primeiro cine com uma cortina especial montada na parte elétrica pelo português Elmano Pereira Albano num de seus últimos grandes trabalhos, eis que iluminou pela primeira vez a Rodovia Carlos Lindenberg, Avenida Vitória, Campinhos, Guaçui, Jeronimo Monteiro, Ponte de Colatina e tb atuou na iluminação do Cine São Luis e morreu em 1971.

    ResponderExcluir
  2. Está presente nesta foto o também Bob Nelson grande cantor da época.

    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?