terça-feira, 3 de julho de 2012

Cine Juparanã

Cine Juparanã - Avenida Jerônimo Monteiro, Centro, Vitória, onde  atualmente funciona o Banco Bradesco.

Fachada do Cine Juparanã, a comédia Boein Boeing inaugura a sala de exibição. Vitória. 04 jan. 1967. Acervo Família Abaurre.

Histórico: No dia 4 de janeiro de 1967, a cidade ganhava mais uma sala, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, onde hoje funciona banco Bradesco, o Cine Juparanã. Com 980 lugares que estavam distribuídos por dois andares, tinha na entrada um charme todo especial, o lustre Maria Tereza Goulart. O candelabro veio de São Paulo e recebeu o nome em homenagem à mulher de João Goulart, que em 1961 assumiu a presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros, mas em 1964 foi deposto pelo golpe militar.
Na primeira exibição foi apresentado um jornal e em seguida o padre França fez uma celebração abençoando as máquinas com água benta, como era de costume na época, para inaugurar as salas. Para a sessão inaugural a proposta foi bem diferente: toda a renda arrecadada com a exibição do primeiro filme seria destinada à instituição Pró-Matre. Às 21 horas as luzes se apagaram e a primeira sessão do cinema foi com o filme: Boeing Boeing.
Inauguração: 04 jan. 1967.
Capacidade: 980 lugares.
Período de funcionamento: 1967-1980.
Exibidor: Edgar Rocha, Dionysio Abaurre e Orlando Guimarães




 Interior do Cine Juparanã, com capacidade de 980 lugares, na Avenida Jerônimo Monteiro, onde hoje funciona o Banco Bradesco. Vitória. 04 jan. 1967. Acervo Família Abaurre.
Construção do Cine Juparanã, no espaço que liga a Av. Jerônimo Monteiro ao outro lado na Av. Princesa Isabel. Vitória. Década de 1960. Acervo Família Abaurre.
Máquina de projeção do Cine Juparanã. Vitória. 04 jan. 1967.  Acervo Família Abaurre.
Detalhes da entrada e da sala de espera do Cine Juparanã. Em destaque o lustre Maria Tereza Goulart, o candelabro veio de São Paulo e recebeu o nome em homenagem à mulher de João Goulart, que em 1961 assumiu a presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros, mas em 1964 foi deposto pelo golpe militar. Vitória. 04 jan. 1967. Acervo Família Abaurre.












Tela do Cine Juparanã com as cortinas fechadas. Vitória. 04 jan. 1967. Acervo Família Abaurre.

Maquinário do Cine Juparanã. Vitória. 04 jan. 1967. Acervo Família Abaurre.

Máquinas de projeção do Cine Juparanã. Vitória. 04 jan. 1967. Acervo Família Abaurre.

Fachada do Cine Juparanã, a comédia Boein Boeing inaugura a nova sala de cinema, na Avenida Jerônimo Monteiro, com 980 lugares. Vitória. 04 jan. 1967. Acervo José Tatagiba.


Fachada do Cine Juparanã, a comédia O Corintiano, com Mazaroppi, num dia de alagamento na Avenida Jerônimo Monteiro. Vitória. 23 mai. 1965. Acervo José Tatagiba.

Cine Juparanã. Década de 1980. Fonte: Facebook/Fotos Antigas do ES.

Fachada do Banco Bradesco no espaço onde antes funcionava o Cine Juparanã. Vitória. 1997. Acervo José Tatagiba.


O filme "Os Profissionais",foi o último filme exibido no cine Juparanã, no ano de 1980.
Obs. "A Última Sessão de Cinema",e o nome de um grande e famoso filme americano,de 1971.Dirigido por Peter Bogdanovich,e ganhador de dois Oscar. "Os Profissionais",é um filme americano,de 1966.Dirigido por Richard Brooks,e estrelado por: Lee Marvin, Burt Lancaster,Robert Ryan,e muitos outros!

Um comentário:

  1. Só tenho a lamentar que -tos os nosso cinemas tenham siso extinto e parabenizar a reportagem.

    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?