terça-feira, 10 de julho de 2012

Cine Hollywood

Bilheteria do Cine Hollywood, localizado no bairro Jardim América, em Cariacica, de propriedade de José Caretta. Período de funcionamento: 1958 à 1981 (reaberto em 02/05/1982). Proprietário: José Caretta. Acervo Família Caretta.

Fachada do Cine Hollywood, década de 1970. Fonte: Revista ES Agora, n. 16, Fev.1975.

Fachada do Cine Hollywood, bairro Jardim América, em Cariacica. Sem data. Acervo @capixapedia (Jose A. Magnago, Sérgio Cardoso, Josemar Gonçalves e Gildo Loyola).

Formulário de registros de cinemas da Embrafilme-Empresa Brasileira de Filmes, do ano de 1980, do Cine Hollywood, no bairro Jardim América, Caricica. Fonte: Cinemateca Brasileira.





8 comentários:

  1. Esta pesquisa é fantástica. Parabéns pela iniciativa. Eu que moro em Cariacica, fiquei muito feliz de ver um pouco da história do nosso cinema hollywood. E ainda, vem o pessoal da Sá cavalcante, proprietários do Shopping Moxuara, dizendo que são os primeiros cinemas de Cariacica. Tomara que alguém do marketing entre nesta página.

    ResponderExcluir
  2. FUI MUITO AO CINE HOLLYOOD NO MEU TEMPO DE GAROTOTINHA MUITO FILME DE KARATE E FOI AI QUE ASSISTI O FILME OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA ERA MUITO BOM AGALERA JA SE PROGRAMAVA ERA TODO DOMINGO

    ResponderExcluir
  3. Que saudade do Cine Hollywood,fui muitas vezes neste cinema, morava pertinho em Itaquari. Lembro-me bem dele tinha dois andares, assisti filmes inesquecíveis naquele telão que eu achava ser o maior do estado, realmente os filmes de karatê eram o que mais assistia, como Operação Dragão com Bruce Lee, vi também Sexta-feira 13, Comboio, enfim bela lembrança e que bom ver esses registros. Depois o cinema fechou e deu lugar a um forró chama-se Asa Branca se não me engano, saudades.

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuna a pesquisa. Os pesquisadores estão de parabéns pelo projeto. Nas infância e adolescência, vividas em Castelo-ES é que se construiu o meu imaginário cinematográfico como espectador dos filmes exibidos pela empresa de José Careta (um exibidor incansável). Talvez ali se encontre a gênese de meu caminhar profissional: de espectador passando para trabalhador técnico de Cinema Brasileiro, e por fim, professor e pesquisador de Cinema. Uma curiosidade percebida no fac-simile do contrato de registro do Cine Hollywood na Embrafilme: a empresa requerente é CARETA (sobrenome do famoso Zé Careta) escrito de trás para frente: ATERAC Empresa de Cinemas Ltda. Que deem prosseguimento às suas pesquisas. ABÇ Paulo B. C. Schettino

    ResponderExcluir
  5. Quantas saudades, me emociono só de lembrar.

    ResponderExcluir
  6. Minha mae foi bilheteira deste cinema e sempre contava historias, o nome dela é Nair.

    ResponderExcluir
  7. Me lembro das musicas italianas antes de começar a sessao😢

    ResponderExcluir

Você tem mais alguma informação sobre este cinema?